Welcome to our new website!
Aug. 7, 2021

EP-06-QB-03- TERMOQUÍMICA: A ENERGIA DOS ALIMENTOS

EP-06-QB-03- TERMOQUÍMICA: A ENERGIA DOS ALIMENTOS

Olá, sou o Prof. Edson Souza, sejam bem vindos e bem vindas ao “Papo de Química”, o podcast do ensino de química e do uso de ferramentais digitais. No episódio de hoje contaremos com a colaboração de Gemima Alves. Aluna do Curso de Química do Instituto Federal de Pernambuco.

Nesse episódio o “Papo de Química”, abordará mais um tema do Quadro, “Química Básica”, onde iremos falar da energia dos alimentos.

A energia para necessária para o funcionamento do nosso corpo é fornecida pelos nutrientes, substâncias que fornecem energia e materiais de que o corpo precisa, para que possa crescer, se desenvolver e se proteger de doenças. Quando consumimos um nutriente, através do processo de digestão, moléculas maiores são transformadas em moléculas pequenas, para poderem ser absorvidas por nosso corpo. A digestão é uma reação de queima dos nutrientes onde a energia liberada é aproveitada.

A caloria(cal) é a unidade utilizada para medir a energia dos alimentos.

“CALORIA(cal) É a quantidade de energia necessária para elevar em 1º grau Celsius(oC) ( de 14,5ºC a 15,5ºC a temperatura de 1g(grama) de água”

Caloria representa a quantidade de energia/calor que um nutriente libera após a digestão e metabolização pelo organismo.

A indicação do conteúdo energético dos nutrientes de um determinado alimento industrializado, costuma estar indicado no rótulo desse alimento, em geral vem expressa em quilocalorias(Kcal) ou quilojoule(kj), a unidade de energia no sistema internacional é o Joule(J). Então se liga na correspondência

1kcal = 1000cal ;1cal = 4,18 J ;1kj = 1000 j

Agora para podermos expressar os valores de energia fornecida, em média, pelos nutrientes, que falamos anteriormente, devemos conhecer a seguinte relação:

NUTRIENTES ENERGIA(kcal/g) ENERGIA (kj/g)

Carboidratos 4 16,7

Proteínas 4 16,7

Lipídios 9 37,6

Logo, para conhecer a quantidade de energia, envolvida em um lanche uma refeição, basta consultar as informações do rótulo do material, ou da tabela TACO

Baixe a Tabela Brasileira da Composição de Alimentos-TACO

https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf

· Convido todos vcs para que sigam o “Papo de Química”,  compartilhe com seus amigos, compartilhem nas suas redes socias.

· participem deixem as suas sugestões, o nosso email aparece na descrição de cada episódio.

· papodequimicapod@gmail.com

· ATÉ O PRÓXIMO EPISÓDIO