Imagine, um baile atômico no salão químico. Os metais, vestidos em suas roupas reluzentes de elétrons externos, entram na pista com disposição de compartilhar sua euforia eletrônica. Os não-metais, com seu olhar elétrico penetrante, anseiam por algo a mais. E assim, a dança começa. Os metais, representados por átomos de sódio, magnésio e outros, com sua tendência a perder elétrons e formar cátions positivos, movem-se graciosamente para o centro da pista. Eles doam seus elétrons externos, atraindo os não-metais, como flúor, oxigênio e cloro, que têm anseios eletrônicos fortes. Os não-metais, em busca de preencher seus estados eletrônicos mais externos, estendem suas mãos em direção aos elétrons perdidos pelos metais. Com um toque elétrico, eles capturam esses elétrons e se transformam em íons negativos, ou ânions. Agora, os cátions e ânions se atraem ELETROSTÁTICAMENTE, formando uma conexão estável e eletrizante, a lendária ligação iônica.
Sejam bem-vindos e bem-vindas ao “Papo de Química” o seu podcast do ensino de química. Hoje, viajaremos em uma jornada fantástica, onde desvendaremos as conexões eletrônicas e o intrigante mundo das ligações iônicas. É um assunto muito importante para as provas dos vestibulares, do ENEM, para o SSA e para o nosso conhecimento.
Click no link abaixo e baixe um arquivo com o texto do episódio.
https://drive.google.com/file/d/1jG0slQJiMdbCvrI0TXmAanxdLCX01mgx/view?usp=sharing
Vá no site www.papodequimica.com e baixe um arquivo com as figuras do episódio e uma tabela periódica.
Mande suas dúvidas, sugestões, conteúdos que você gostaria de ouvir no papo de química, para nosso email: podcast@papodequímica.com
Visite @papodequimica_
Vamos aumentar a nossa podosfera, mande esse podcast para um amigo seu.
EQUIPE TÉCNICA
Roteiro: Edson Souza
Gravação: Alex Silva, Edson Souza, Priscila Amorim
Edição e Montagem: Edson Souza